Quem é Santo Ivo?

Conhece Santo Ivo? O Santo padroeiro dos juristas e também, com outros, dos marinheiros, dos estudantes, dos Bretões.

Ivo (Erwan em bretão) Helory nasceu provavelmente no dia 18 de outubro 1250, no solar familiar de Kermartin em Minihy-Tréguier, numa família de baixa nobreza da Bretanha.

Depois de estudar Teologia e Direito em Paris e Orléans, trabalhou em Rennes depois em Tréguier, uma das nove dioceses da Bretanha, como padre, juíz e advogado. Queria defender unicamente causas justas e defendia os pobres gratuitamente. Morreu no dia 19 de maio 1303, no seu solar. Os pobres levaram seu corpo triunfalmente nessa noite até a catedral: ele havia-lhes consagrado toda a sua vida e toda a sua fortuna.

Ele é famoso para ter sido um juíz perfeitamente íntegro, um advogado desinteressado e um padre apaixonadamente dedicado a seu ministério, especialmente através da celebração dos sacramentos e da predicação. Praticava a justiça com a constante preocupação, por um lado, de conciliar os adversários a fim de evitarem um processo, por outro lado, quando inevitável, de dar rapidamente a sua sentença. Sua existência inteira é caracterizada por uma extraordinária austeridade, por uma oração permanente e por um desejo elevado pelos estudos, quer das Santas Escrituras, quer do Direito. Dormia pouco, comia menos ainda, faleceu esgotado depois duma vida de humildade e doçura, apesar de um temperamento impetuoso que conseguira dominar.