Ajudar materialmente




PORQUE E POR QUE AJUDAR MATERIALMENTE? 

Manter as nossas atividades custa um pouco de dinheiro… Precisamos de sua ajuda, claro!

PROJETOS JÁ REALIZADOS GRAÇAS À GENEROSIDADE DOS BENFEITORES:


vitral principal - noite (Copier)2014 – Graças a uma campanha no Facebook
,
conseguimos embelezar bastante a nossa capela, situada no coração do tráfico de drogas: Ela domina a rua principal. A primeira realização foi uma via sacra feita em vitrais. Com efeito, a capela é dedicada à Santa Cruz e a Nossa Senhora Aparecida, o grande santuário marial do Brasil (12 milhões de visitantes cada ano: duas vezes mais que em Lourdes ou Fátima).


Cristo e ponte 1

Por causa disso, os desenhos originais, encomendados a um artista local famoso, representam o Cristo carregando a cruz em meio de muitos prédios simbólicos da cidade de Florianópolis: A ponte, o hospital imperial de caridade (o mais antigo), a penitenciária, o mercado público, …

Do mesmo modo, cada vez que  Nossa Senhora aparece nesta via sacra, é representada como Nossa Senhora Aparecida. Ao entrar na igreja, a beleza da arte e das cores luminosas levam aqueles que querem rezar a um outro lugar e favorecem a contemplação e a meditação.

Vista de fora 1 (Copier)Nos sábados à noite, a lâmpadas acesas convidam os habitantes que aproveitam do fim da semana conversando na rua e os traficantes e seus compradores a pensar um pouco em Deus … Claro, os vitrais não são autênticos: somente desenhos iimpressos sobre plástico e colados sobre as janelas; contudo o efeito é muito bonito!

Antes e… depois!

 


Torre de dia 1 (Copier)2015 – A generosidade de quem comprou os livros permitiu também a construção duma torre com três sinos que chamam o bairro todo à oração e lembram as várias atividades propostas aos moradores.

Os 3 sinos: Santa Christina, Santo Ivo e Santo Sérgio

Os 3 sinos: Santa Christina, Santo Ivo e Santo Sérgio

Indicam também as horas, num lugar onde muitos têm problemas para estruturar e organizar a vida…

 

 

 

 

 


 

Concerto - auditorio 12014/2015 – Os dois primeiros concertos beneficentes “Santo Ivo” (Concerto 2014) permitiram abrir uma escola de música  graças ao pianista Pablo Rossi, ao violinista Juan Rossi e aos cantores Masami Ganev, Betina Malisca, Ricardo Castro, Alicia Cupani, todos professionais que, generosamente, ofereceram os seus grandes talentos, gerando também um grande e comovente movimento de solidariedade na cidade toda (roupas de gala e passagens de avião para os artistas, flores, criação de cartazes, auditório da prefeitura, etc…foram oferecidos).

O concerto permitiu a aquisição de dois pianos, flautas, vários violões e uma violinha e três professores contratados.

 


2014/2015 – Graças a mesma generosidade de quem comprou os livros e vários benfeitores, com o apoio precioso do arcebispo metropolitano, pudemos dar continuidade à varias atividades e iniciar outras. Desta forma, foi possível comprar o material necessário para a catequese;  podemos oferecer a sopa depois da missa uma vês por semana, e os materiais para os os cursos de tricô e crochê, inglês, cozinha, judô.

 

 


DOIS PROJETOS QUE AINDA PRECISAM DE SUA AJUDA…

 

Fé e Luz 1Há seis meses atrás iniciamos um grupo para pessoas com deficiência mental, familiares e amigos. Mais ou menos 40 pessoas já participaram dos nossos encontros mensais, incluindo uma quinzena de pessoas com deficiência mental. O nosso grupo, “São João Batista e Santo Ivo”, pretende se tornar um membro do grande movimento internacional “Fé e Luz” (Foi e Lumière), iniciado há mais de quarenta anos pelo professor canadense Jean Vanier e a assistente social francesa Marie-Hélène Mathieu.

A sala onde nos congregamos precisa duma reforma urgente: não tem acesso para as cadeiras de rodas (e necessário carregá-las), chove dentro, os banheiros não são adequados para pessoas com deficiência física, não tem sistema de climatização ou mesmo ventiladores, as salas são bem velhinhas e sujas, etc …

 


 


grupo JMJ 1 (Copier)JMJ

Pretendemos levar um grupo de dez jovens da periferia na Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, no fim do mês de julho. Uma experiência tão forte como esta pode se tornar fundadora com certeza para estes jovens.

Professora Myriam FigurAceitaram aprender a falar inglês para poderem comunicar-se com os jovens do mundo inteiro que participarão, graças à ajuda duma professora voluntária.

Rifa 1

Uma tarde de rifa

Já começamos a procurar recursos através de vendas dos livros na Europa e nos Estados Unidos, e de várias atividades que os próprios jovens estão iniciando (rifa, cafés beneficentes, vendas de objetos, …), contudo precisamos de mais doações, especialmente por causa da queda do valor do real, a moeda brasileira que torna a passagem de avião muito mais cara.






Muito obrigado antecipadamente pelo apoio material que você irá fornecer  a estes projetos e… os próximos!

Não hesite em entrar em contato conosco (Contato), se o espírito de justiça que guiava santo Yves é, ainda hoje,  fonte inspiradora para você!