Primeira edição do Concerto Santo Ivo 2014

30052014-IMG_6355O concerto « Santo Ivo » foi um grande sucesso! Organizado graças à generosidade do pianista, concertista internacional, Pablo Rossi[1], radicado em Bruxelas, o concerto foi em prol das obras sociais realizadas pela fraternidade Santo Ivo no Morro do Horácio. Ao maravilhoso talento deste filho do Estado de Santa Catarina que foi formado no famoso Conservatório Tchaikovsky em Moscou, se juntaram os das cantoras líricas a Masami Ganev[2], japonesa radicada em Florianópolis onde casou com um cirurgião, e  Betina Maliska[3], que, também, nasceu na capital de Santa Catarina e esta terminando a sua formação em canto lírico em Paris. 30052014-IMG_6360Quase seiscentos amantes da música apoiaram este projeto em prol da criação duma escola de música no Morro d’Horacio que oferecerá formação musical para as crianças do bairro. O magnífico Teatro Ademir Rosa[4], do Cento Cultural da cidade foi, também, emprestado para esta realização.

A4-01Ao este imenso prazer de comungar neste momento de beleza excepcional, foi projetada, do fundo, a arte do Luciano Martíns[5], um outro famoso artista radicado em Florianópolis, que, gratuitamente, ofereceu opções visuais sobre o tema da figura de Santo Ivo.

Ao lado de várias personalidades políticas e da sociedade florianopolitana, estavam crianças dos bairros mais carentes. Foi possível ver a alegria estampada nos rostos de todos os participantes, dentre os quais alguns entravam no grande teatro pela primeira vez.

No ano que vem, o Pablo Rossi deseja fazer novamente esta iniciativa na Europa e nos Estados Unidos, antes de repetí-la em Florianópolis. A arte e beleza não constituem um maravilhoso meio para abrir os horizontes e para que comungar com os seres humanos apesar das barreiras que os dividem? Ele nos convida a nos maravilharmos com a inacreditável riqueza da diversidade da grande família humana.

[1]http://ndonline.com.br/florianopolis/plural/31696-formado-no-conservatorio-tchaikovsky-em-moscou-o-pianista-pablo-rossi-faz-concerto-na-ilha.html

 

[2]http://ndonline.com.br/florianopolis/plural/121940-japonesa-radicada-na-capital-masami-ganev-arrebatou-a-plateia-na-opera-ldquo-carmen-rdquo.html

 

[3] https://www.youtube.com/watch?v=bIaGIOAUmXE

 

[4] http://www.fcc.sc.gov.br/?mod=pagina&id=4988

 

[5] http://lucianomartins.art.br/