Criação duma comunidade Fé e Luz em Florianópolis*

Foi et Lumiere International 1

Emblema internacional: Meb era pintor e portador de deficiência mental. Ele compôs essa obra na primeira peregrinação do Fé e Luz à Lourdes em 1971 depois de ter ouvido a leitura da Carta da peregrinação. Esta é a legenda que acompanha o desenho: “As nuvens se abriram e sua luz, Senhor, veio até nós ”.

Durante meu primeiro ano no seminário, fiz uma experiência numa fazenda da ARCHE, movimento fundado por Jean Vanier para acolher as pessoas deficientes mentais adultas até o fim de seus dias. Para mim foi uma experiência inusitada. Depois, enquanto pároco, fui capelão duma comunidade Fé e Luz, um outro movimento criado por Jean Vanier.

Diante da pessoa profundamente diminuída, a reação espontânea é, muitas vezes, fugir. Esta reação provém muitas vezes do medo mas pode revelar também a dureza de nossos corações. Porém, as pessoas com deficiência mental podem ensinar muitas coisas ao nosso mundo materialista e individualista.

Quando cheguei à Florianópolis, notava, durante as missas, famílias com jovens ou crianças com  deficiência mental… A partir daó, passei a ter o desejo de iniciar na diocese um grupo Fé e Luz…

 

Do que se trata?

Foi et Lumière 3 (Copier)Fé e Luz nasceu nos anos 70, na França, do desejo de ajudar a pessoa atingida por uma deficiência mental, e sua família, a encontrar o seu verdadeiro lugar no coração da Igreja e na sociedade. É formado por comunidades que reúnem pessoas atingidas na sua inteligência, familiares e amigos, particularmente jovens.

Hoje, 1.470 comunidades Fé e Luz estão presentes em 70 países, nos cinco continentes. No Brasil, 74 comunidades estão presentes em 9 Estados. Embora o Movimento Fé e Luz seja ecumênico, as comunidades atualmente existentes estão inseridas apenas na Igreja Católica.

 A Carta de Espiritualidade do Fé e Luz caracteriza cada comunidade do movimento como uma comunidade de festa e celebração. Aqueles que vêm a Fé e Luz, para encontrar pessoas com deficiência mental, devem vir dispostos a receber delas os seus dons específicos, partilhando com elas os seus próprios dons. Fé e Luz crê que toda pessoa, mesmo a mais limitada, é chamada a ser fonte de graça e de paz para a Igreja e para toda a humanidade. Aqueles que são atingidos na sua inteligência, pela própria irradiação da sua pobreza, podem levar os cristãos à bem-aventurança da pobreza de coração, que lhes permite reencontrar o Espírito de Deus.*

O que se faz durante os encontros da comunidade?

Foi et Lumière 2 (Copier)Os encontros são preparados por uma equipe de animação formada por alguns integrantes da comunidade. O Fé e Luz Internacional publica a cada ano um Roteiro de Encontros com sugestões para os diferentes momentos da reunião.

 As comunidades se reúnem uma vez por mês, para celebrar a vida, rezar e partilhar juntos suas alegrias e dificuldades, num clima de fiel amizade. A formação de pequenos grupos contribui para que cada um possa se expressar melhor: por palavras ou por outras formas de comunicação (desenho, modelagem, mímicas, gestos…). Uma comunidade deve ter de 10 a 30 membros. O ideal é que haja um número aproximadamente igual de pessoas com deficiência, familiares e amigos.

Os encontros são marcados por momentos de alegria onde se canta, se dança, reparte-se a mesma refeição. O encontro humano e a celebração encontram sua plenitude na oração, comunhão com Deus, na Eucaristia e (ou) em outras celebrações religiosas.

 As atividades dessas comunidades, além dos encontros mensais, são múltiplas. Surgem segundo a criatividade de uns e de outros e a inspiração de Deus: colônias de férias, retiros, peregrinações, tempos de acolhida e de animação para as pessoas com deficiência mental, a fim de permitir um tempo de descanso para os pais…

Guardando o espírito e a missão específica do Fé e Luz, é importante que as comunidades cooperem o mais possívelmente com outras associações e movimentos que estão a serviço das pessoas com deficiência mental.

Já faz nove meses que nossos encontros se iniciaram. Mais ou menos quarenta pessoas já participaram deles, incluídas uma quinzena de pessoas com deficiência mental. Durante um recente encontro de avaliação, vários frutos muito animadores foram destacados. Assim, todos os participantes, quer com deficiência, quer membros das famílias ou amigos, experimentaram uma alegria profunda que perdura depois dos encontros. As famílias testemunham da abertura das pessoas com deficiência mais fechadas no dia a dia, na casa. O sentimento de embaraço – e até de vergonha –  que sofriam várias famílias está desaparecendo pouco a pouco. Os amigos que se comprometeram livremente com o mundo da deficiência se maravilham com a capacidade terapêutica para eles mesmos resultante do encontro com a fragilidade benfazeja das pessoas com deficiência.

Inúmeros resultados positivos e um desafio !

Apesar de todos esses resultados que, sem dúvida, são efetivos e positivos, os encontros se realizam num espaço precário e sem as condições necessárias ao bom desenvolvimento das atividades, precisando assim de uma reforma urgente, incluídos salas, banheiros e cozinha!

As salas  são inacessíveis às cadeiras de rodas: é necessário carregá-las para dentro e os banheiros são por demais estreitos para que um cadeirante tenha acesso a eles. Chove nas salas e, quando faz calor, se torna impossível permanecer por causa da falta de ar condicionado ou mesmo de ventiladores: fomos obrigados a nos refugiar à sombra da única árvore no jardim.

O orçamento da reforma básica de todo o espaço é R$70.000. Esse valor inclui material e mão de obra.

Obrigado pela ajuda que vocês puderem nos proporcionar: qualquer que seja, será preciosa!

* De acordo com as regras do Fé e Luz, o nosso grupo São João Batista e Santo Ivo deve esperar mais alguns meses  para ser reconhido plenamente como uma comunidade deste movimento. 

Padre Philippe Roche

Facebook – Grupo para pessoas especiais Santo Ivo

Lire en français       Read in english