Ivo e a Sagrada Família

Vitral na igreja de Louannec

Vitral na igreja de Louannec *

Nestes dias de festa onde contemplamos a Sagrada Família é oportuno ver alguns ensinamentos do exemplo da vida familial de Santo Ivo para compreender o fundamental papel da família no desenvolvimento dos talentos de seus diferentes membros.

A família de Santo Ivo pertencia à baixa nobreza da Bretanha. Seu pai Hélor (daí o nome de Hélory de Kermartin) era escudeiro. Trancoët, o avô de Santo Ivo, participou das Cruzadas ao lado de São Luís, rei da França. A mãe, Azou, pertencia à linhagem dos Quenquis de Pommerit-Jaudy. Conta-se que um dia, o jovem Ivo perguntou a sua mãe o que ele podia fazer para agradar-lhe e ela respondeu-lhe: “Atue sempre afim de que você se torne um santo.”

Desde cedo, Ivo manifestou interesse intelectual, o que incentivou seus pais a acolherem seu desejo de estudar. Naquela época, o primeiro filho deveria dedicar-se à carreira militar, mas seus pais, reconhecendo sua capacidade intelectual e seu interesse pelos estudos, abdicaram dessa carreira para Ivo e os projetos de vida que tinham para ele.

Atuando desta maneira, os pais de santo Ivo cumpriam exatamente a sua missão de pais: permitir que os filhos abracem suas próprias vocações, deixando de lado seus desejos e sonhos e ousando ir além dos códigos sociais estabelecidos pelos homens e que não sempre correspondem à vontade de Deus. De fato, Deus quer, assim como todos pais normalmente querem, a felicidade de Seus filhos e filhas. Contundo, diferentemente dos pais desta terra, Deus não se engana quanto ao objetivo a alcançar e nem quanto aos meios para atingi-lo.

Na verdade, a família nos é dada afim de que aprendamos a viver em comunidade. O objetivo da família não é de se fechar sobre sua pequena felicidade egoísta… ou sobre seus problemas que podem ser muito graves e dolorosos. A vida em família deve nos ensinar como construir nossa própria felicidade espalhando generosamente o amor a todos que estão ao redor de nós. A família é  uma escola de caridade, de perdão, de partilha, de paciência, de confiança, de respeito ao outro, de dom de si mesmo, e de vez em quando, de sacrifício pelos que amamos… Desta maneira, graças a família cada um pode produzir os seus melhores frutos.

Claro, é mas fácil de começar este exercício com pessoas que amamos naturalmente: os membros de nossas famílias. Mas, o último objetivo da família é aprender a fazer isso por todos as pessoas que encontramos porque somos uma só grande família humana, filhos e filhas de Deus. Este processo é maravilhosamente resumido por São Paulo: “suportemo-nos uns aos outros”, isto é, devemos nos ajudar a desenvolver os nossos talentos e qualidades, bem como de  nos aceitar uns aos outros com os nossos defeitos e limites.

Deste modo, bem formados pela escola da família, ajudaremos a comunidade humana onde vivemos – quer seja uma vila, uma cidade, um país, uma região, uma empresa, uma comunidade religiosa, uma escola, um grupo esportivo, … – a cumprir a sua verdadeira vocação: ao permitir que cada um de seus membros produza os seus melhores frutos.

* Vitral na Igreja de Louannec: Santo Ivo conseguiu abrir o solar de Kermartin, a casa familiar da família Hélory na aldeia de Minihy-Tréguier, para todos os pobres: deste modo se tornou concretamente o irmão deles em Cristo.