Logomarca da Associação Fraterna dos Amigos de Santo Ivo

60408916 (Copier)Há alguns dias, a Igreja Católica celebrou a natividade da Virgem Maria. Juntos com seu Filho e são João Batista, ela é uma das três figuras bíblicas cujo o nascimento é celebrado duma maneira solene, e não somente o dia da entrada deles na glória eterna, que são as festas do martírio do João Batista, da Ressurreição de Jesus e da Assunção de Nossa Senhora. Na liturgia da missa da festa da natividade da Virgem, ela é chamada de « aurora da salvação para o mundo inteiro » pois é « dela que nasceu o sol da justiça » bem como explica a antífona no inicio da missa.

Estas palavras mostram que não existe na Igreja Católica nenhum culto inadequado nem excessivo para com a Virgem Maria, pois toda devoção mariana se refere ao Cristo, o Único Mediador e Salvador que existe entre Deus e a humanidade.

Isso é verdade também dos santos. Eles nos são oferecidos como modelos de vida que, embora imperfeitos,  que viveram o Evangelho, tanto quanto possível.

11800453_658162287618331_2453191914966231982_n (Copier)Eis uma boa oportunidade para explicar a logomarca da Associação Fraterna dos Amigos de Santo Ivo, fundada no dia 19 de maio 2015 em Florianópolis. Foi desenhado pelo Sr. João Lucas Heckert, estudante em direito e Secretario Geral dessa associação, cujo presidente é o Dr. Luciano Peres, advogado e vice-presidente é o Dr. Celso Leal da Veiga Júnior, professor na Univale.

Este logo nos lembra que toda justiça vem de Deus e que o Cristo é chamado profeticamente de Sol de Justiça em Malaquias (4:2-3). De fato, Ele cumpriu todas as obrigações da justiça pois, graças a Sua  encarnação, é um homem que resgatou a humanidade inteira. O nascer do sol anuncia, claro, a vida que brilha em oposição ao fim da chuva e do diluvio, que tendo submergido toda vida, representam a morte e o mal nas Escrituras.

IMG_0274 (Copier)Assim encontramos alguns santos que são conhecidos pelo profundo senso de justiça. Eles a exerceram e praticaram-na somente na luz do Cristo, como vemos no exemplo de santo Ivo. No desenho dessa logomarca,  as chamas que brotam do sol evocam ambos o rosto dos santos que refulgem a glória de Deus e o fogo do Espirito Santo que desceu como línguas de fogo no dia de Pentecoste. Ora, o ser humano precisa dos sete dons do Espírito de Deus para ter uma vida justa e reta: isso é particularmente verdade para os juristas que são particularmente chamados a buscar e fazer triunfar a justiça.

images (Copier)

 

Por fim, a logomarca segue as cores de Santo Ivo, cores que aparecem no brasão de sua família.