Santa Madre Paulina

image002A primeira santa brasileira, Santa Madre Paulina, foi canonizada no dia da festa de Santo Ivo, 19 de Maio 2002.

Hoje, o Brasil celebra Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Vigolo Vattaro, 16 de dezembro 1865, São Paulo, 9 de julho 1942), mais conhecida como Santa Madre Paulina.

Amábile Lucia Visintainer, nasce numa família católica de poucas posses que em 1875 emigrou para o Brasil como muitos outros tiroleses italianos oriundos do atual o Tirol italiano que pertencia ao império austro-húngaro naquela época, estabelecendo-se na localidade catarinense de Nova Trento. Desde pequena mostrou grandes piedade e caridade. A igreja atual da cidade é a mesma no qual Amábile praticava. Muito cedo, falou de consagrar-se a Deus. Não recebeu uma formação intelectual muito avançada mas manifestou uma fé católica muito forte e um grande desejo de servir aos pobres.

d primeira casa reconstruidaa santa Paulina e a primeira doenteAos 12 de julho de 1890, dirigida por um padre jesuíta, com uma amiga, começaram viver uma vida religiosa, cuidando duma mulher, em fase terminal de câncer, num casebre doado. Após a morte da enferma, em 1891, juntou-se as elas mais uma amiga. Em 1894, com a chegada de outras moças, o trio dá início à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. A congregação se desenvolveu rapidamente. Em 1903, Santa Paulina é eleita superiora geral, por toda a vida. Nesse mesmo ano, deixa Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres em São Paulo – SP: a escravidão foi abolida apenas em 1888 pelo Imperador do Brasil. Em 1909, Santa Paulina é deposta do cargo de Superiora Geral pelo arcebispo de São Paulo, duma maneira muito injusta, e enviada para cuidar doentes e asilados, sem poder participar em nada do governo de sua própria congregação. 

image003Em 1918, Santa Paulina é chamada a viver na sede Geral da Congregação, onde fica até sua morte. Dum modo inexorável, a partir de 1938 a saúde de Madre Paulina declina lentamente. Por causa do diabete lhe é amputado o braço direito. Vive cega os últimos meses de sua vida, e falece santamente em 9 de julho de 1942. Suas ultimas palavras foram: “seja feita a vontade de Deus.”

Santuário de Madre Paulina (Nova Trento - Santa Catarina)

Santuário de Santa Madre Paulina
(Nova Trento – Santa Catarina)

Em 18 de outubro (o dia provável do nascimento de Santo Ivo!) de 1991, foi beatificada pelo Papa Santo João Paulo II por ocasião da sua visita a Florianópolis: lá, ele foi hospedado no grande colégio jesuíta da cidade. Depois, foi canonizada, no dia 19 de maio de 2002 , na festa de Santo Ivo.  A sua festa é no dia 9 de julho; sua intercessão é pedida principalmente pelas pessoas que sofrem do diabetes e do câncer.